O Subprojeto PIBID/Física/UFRRJ,
denominado “A Física no Cotidiano: elaboração de materiais didáticos e módulos
experimentais”, é um projeto de parceria entre o Curso de Física da
Universidade e o Colégio Estadual Prof. Waldemar Raythe, localizado no município
de Seropédica, RJ. Seu objetivo é promover a melhoria da formação pedagógica do
licenciando em Física da Instituição, bem como contribuir para a melhoria do
ensino dessa ciência na Escola parceira. Tendo em vista essa finalidade, o
projeto adota uma estratégia apoiada em dois eixos: 1) a busca por uma
abordagem fundamentalmente contextualizada, explorando ao extremo situações
próximas à vivência cotidiana do estudante, como forma de estimular a
aprendizagem por meio de um conteúdo de caráter significativo; 2) a ênfase na
utilização de experimentos didáticos, que têm como virtude trazer a análise dos
fenômenos para um nível mais concreto, evitando uma abordagem já, desde o
início, essencialmente abstrata. Nesse sentido, são selecionados alguns temas,
relacionados ao Currículo Mínimo Estadual para a disciplina de Física, sobre os
quais são elaborados experimentos didáticos, sempre com materiais de baixo
custo, a serem utilizados em sala de aula, com o duplo objetivo de estimular a
curiosidade científica do estudante e promover a reformulação de seu pensamento
físico, desconstruindo eventuais concepções prévias não aceitas como corretas
atualmente e buscando provocar sua substituição por concepções científicas hoje
adotadas.
O Projeto envolve atualmente dez
estudantes bolsistas do Curso de Física, além de dois participantes voluntários
que acompanham as atividades desenvolvidas e de um Professor Supervisor,
pertencente ao quadro da Escola Parceira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário